DESAFIO
Automatizar estruturas fabris, com baixo grau de maturidade digital, com o objetivo de migrar processos humanos repetitivos, cansativos e/ou perigosos para funções robotizadas de forma acessível. O desafio da CERTI foi desenvolver uma linha de robôs industriais de baixo custo, que potencializa para impulsionar a inovação, garantindo segurança e eficiência operacional no desenvolvimento de novos produtos.
DESENVOLVIMENTO
A CERTI desenvolveu os robôs família CR através de uma equipe multidisciplinar composta por designers, projetistas, engenheiros e técnicos de fabricação e qualidade. No projeto foi desenvolvida a parte eletrônica, incluindo controle dos motores e software de gestão, além do hardware, software e firmware, além das análises de viabilidade técnica e pesquisa de mercado, junto com a criação do design e layout do produto.
Desde a concepção inicial até a fase de testes de desempenho, o projeto durou um ano, e foi dividido em cinco etapas principais: definição dos Requisitos Técnicos, pesquisa de mercado, elaboração do modelo preliminar, projeto mecânico e realização de testes de acionamento e respostas.
RESULTADO
- Dois robôs industriais da família CR – modelo CR 600.25 (CR + alcance do braço que é de 600 mm + payload de 2,5 kg)
- Estudos de conceitos de design responsivo e harmônico
- Desenvolvimento de estrutura, layout interno, arranjo dos cabos e placas de acionamento dos motores com base no primeiro protótipo, resultando em um produto mais funcional e responsivo.
- Implementação de uma plataforma open source para gestão robótica do produto, permitindo a integração de diferentes sistemas de automação.
- Robôs CR com custo acessível devido ao uso de software de código aberto, não apresentam custo adicional de aquisição para o fabricante.